Projeto Camisa 10

Projeto Camisa 10

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A melhor notícia do ano.


 
O projeto camisa 10 foi escolhido no mês de novembro para participar do processo de seleção do programa da FIFA Football for Hope que utiliza o poder do esporte no desenvolvimento social.
 
Lançado pela FIFA em 2005, o Football for hope é uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento social em todo o mundo. É oferecido suporte a projetos selecionados de organizações não governamentais que utilizam o futebol como ferramenta de transformação social. Os programas apoiados pelo Football for Hope utilizam o futebol como parte de seus métodos inovadores, visando conquistar a participação de jovens e crianças.
 
O programa Football for Hope é ímpar, com reconhecimento esportivo mundial, fazendo parte da missão da FIFA contribuir para a construção de um mundo melhor.

O processo de seleção/coordenação e pesquisa é liderado pelo Instituto Promundi que foi selecionado pela FIFA, com a sua sede no rio de Janeiro visa identificar projetos Brasileiros potencialmente elegíveis para as oportunidades de Football for Hope.  
 
 
 
 
 
 

domingo, 16 de dezembro de 2012

Reportagem Programa Show de Bola


Confirmada para a próxima sexta-feira, dia 21/12 a partir das 14:00 horas a gravação da matéria do programa de TV Show de bola. Haverá treinamento do projeto camisa 10 para todas as categorias às 14:00 hrs.
Contamos com a participação de todos.
 
Projeto Camisa 10.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Mensagem de otimismo para o treinador Alessandro Bueno.




Apesar dos desafios que encontramos nesta vida, há lugar sim para uma atitude otimista, um modo de ver a vida da melhor maneira possivel.

Os Professores e atletas do Projeto Camisa 10 desejam boa sorte ao nosso treinador Alessandro Bueno que esta' internado o passara' por uma cirurgia esta semana. Sabemos das dificuldades mas com certeza nosso treinador/jogador vai marcar mais um gol de placa na sua recuperacao.
 
Boa sorte,
 
Professores e atletas do projeto camisa 10.
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A importância da formação do treinador de futebol.


Especial: a importância da formação do treinador de futebol
Espanha faz sucesso no mundo e condiciona títulos e formação de jogadores ao longo processo de qualificação dos gestores técnicos de campo
Equipe Universidade do Futebol
A Espanha fez história na edição de 2012 da Eurocopa. Na realidade, assinou com letras douradas mais um capítulo no processo que a consolida como a maior força do futebol mundial. Dois anos antes, na África do Sul, a equipe comandada por Vicente Del Bosque vencera de maneira inédita a Copa do Mundo, título que já sucedera o triunfo da equipe comandada por Luis Aragonés no principal torneio entre seleções do Velho Continente, em 2008.


Se traçarmos um paralelo, esta geração pode ser comparada ao Brasil durante a “Era Pelé”, podendo até ser considerada superior, pois, entre as vitórias nos Mundiais de 1958 e 1962, o melhor resultado da equipe canarinho foi um segundo lugar no sul-americano, em 1959.
No mesmo momento em que a supremacia da Fúria é destacada, o Brasil cai para o 13º lugar no ranking dos melhores do mundo, em atualização feita em novembro de 2012.
Mas o que tem de especial a equipe que mescla jogadores consagrados como Casillas, Albiol, Iniesta, Xavi, Fernando Torres, Fàbregas, Xabi Alonso, Sérgio Ramos, etc. (todos campeões europeus quatro anos atrás), e novatos como Jordi Alba, Juan Mata, Javi Martinez, Pedro Rodrigues, etc., com média de idade inferior a 24 anos? Será uma sorte de campeão? Um presente do destino que reuniu estas pérolas em uma mesma geração? Para o Técnico espanhol Vicente Del Bosque, os resultados não são mera coincidência e o caminho é muito mais trabalhoso do que se pensa.
“O nosso sucesso não é uma coincidência e tem origem em muitas coisas: na estrutura do futebol, nas academias e na formação dos treinadores. Os clubes [espanhóis] estão empenhados na formação de jovens. Antes viajávamos para França, Rússia e Alemanha para procurar talentos nas suas academias”, referiu o selecionador espanhol ao site da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).





Na mesma linha, Ginés Melendez, diretor-técnico da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), crê que o segredo do sucesso do futebol espanhol tem um ponto crucial que não começou no campo, mas sim nas salas de aula:
Para se ter a noção da dimensão que envolve a formação espanhola é só observarmos os dados: na temporada 2010/2011, a RFEF emitiu mais de 53 mil licenças para treinadores futebol e futsal que realizaram os cursos dos quatro níveis propostos pela federação espanhola.
Isso permite supor que, na Espanha, cada escolinha de futebol e futsal, equipe de iniciação ou alto rendimento possui um profissional formado sob a chancela da federação espanhola.
É importante salientar que aqui tomamos a Espanha apenas como um recente exemplo de sucesso, porém este trabalho de formação vem sendo realizado em todo continente europeu como mostraremos durante o especial.
Os dados apresentados chamam a atenção para uma nova realidade no cenário futebolístico mundial, no qual, devido à profissionalização do esporte, ao aumento e desenvolvimento das demandas atreladas ao jogo e ao contexto que o envolve, o cargo de treinador exige capacidades e qualidades não contempladas apenas pelo contato significativo com a modalidade como ex-jogador.
Para isto existe hoje a necessidade fundamental dos profissionais que objetivam trabalhar no futebol buscarem uma formação de qualidade. E é necessário dedicar-se com o intuito de melhorar sempre as metodologias de treino, a capacidade de liderança e muitas outras capacidades que fazem diferença no caminho para o sucesso.
Como comenta Tostão, ex-jogador e colunista esportivo: "É essencial uma formação acadêmica para ex-jogadores e outros profissionais. Para ser um bom técnico de futebol, o ideal é unir a experiência do passado a uma formação técnica e teórica", atesta Tostão, ex-jogador e colunista esportivo.
Patric Bonie, diretor técnico da Federação Irlandesa de Futebol, segue com a mesma ideia: "Começar por baixo, de preferência jovem, num clube onde ainda seja também jogador. E, depois, fazer um curso de treinador baseado na prática porque, embora a experiência enquanto jogador ajude, as técnicas de treino não se aprendem do ar. Tem de se realizar os cursos, de forma a estar preparado para o dia em que se assuma um importante cargo de treinador e para a inerente pressão".

José Mourinho, um dos treinadores mais vitoriosos da história do futebol afirma ainda, que não ter sido jogador de futebol profissional o ajudou em seu trabalho como treinador, porém reitera a necessidade de vivenciar o ambiente desse esporte não contemplado em toda a magnitude nos livros:
 





José Mourinho e a necessidade da relação entre teoria e prática para a formação do treinador de futebol


A ideia que o treinador deve ter uma formação de qualidade também é compartilhada por alguns profissionais no Brasil, como é o caso do diretor das categorias de base do São Paulo Futebol Clube em depoimento para a Universidade do Futebol.
Com base neste polêmico e complexo assunto, a Equipe Universidade do Futebol preparou um especial com o tema: “A importância da formação de treinadores de futebol.”
Este especial tem o intuito de gerar reflexões a partir de algumas questões norteadoras como: qual é o atual estágio da formação desses profissionais em alguns dos principais países continente europeu? Qual a importância do processo? E no Brasil, em que estágio estamos? Qual é a opinião de treinadores e estudiosos do futebol a respeito do assunto?
Essas são algumas das perguntas que buscaremos responder neste especial. 

Leia mais: