Projeto Camisa 10

Projeto Camisa 10

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Responsabilidade social. FIFA


BH sediará Fórum Football for Hope

(FIFA.com) 

O encontro é destinado a representantes de organizações de formação de atletas, entidades governamentais ligadas ao esporte, grandes empresas globais e instituições de desenvolvimento. Todos trabalharão para encontrar soluções para os desafios atuais, desenvolver inovações e impulsionar o desenvolvimento por meio do futebol. Entre os tópicos que serão discutidos estão o combate ao desemprego na juventude, o poder de participação das jovens, a prevenção da violência, a integração e a mobilização de recursos.
Um ponto central nas discussões e palestras que ocorrerão em Belo Horizonte é como maximizar a contribuição do futebol para o desenvolvimento social e o legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O evento está sendo organizado pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local do Brasil 2014. Ele será uma prévia do Festival Football for Hope, que ocorrerá no ano que ve
 "O próximo Fórum Football for Hope, em Belo Horizonte, será único por reunir líderes e fundadores de organizações baseadas em diferentes comunidades que usam o futebol para o seu trabalho social diário. Durante quatro dias, vamos discutir e ajudar a moldar a forma como o futebol contribui para o desenvolvimento social", explicou o secretário geral, da FIFA, Jêróme Valcke. 

No Brasil, o Football for Hope ajuda cinco programas em diferentes regiões do país: Maranhão, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. O apoio de organizações locais por todo o Brasil será ampliado por conta da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, de acordo com as metas da estratégia de sustentabilidade da FIFA.
 "Gostaríamos de agradecer, em especial, ao prefeito Marcio Lacerda e à sua equipe pelo seu apoio e por receberem, na prefeitura de Belo Horizonte, este evento tão importante entre os dias 26 e 29 de junho, como parte da Copa das Confederações da FIFA, juntamente com a FIFA e o LOC", acrescentou Valcke.

domingo, 23 de junho de 2013

Fo'rum Football for Hope 2013, Copa das confederacoes.




Projeto de futebol dá a chance de estudo para crianças carentes
Cahuê Miranda
Marco André Lima
Álvaro: nosso objetivo é maior do que revelar jogadores. Confira no vídeo um pouco do projeto.
Estudar em uma escola particular é um luxo distante para a grande maioria das crianças que moram no bairro Cidade Jardim, em São José dos Pinhais. Para o garoto John Renan Cordeiro, 12 anos, essa chance foi conquistada através do futebol. O talento com a bola deu a ele uma bolsa de estudos e a oportunidade de um futuro melhor.

Renan é um dos 200 garotos e garotas que já passaram pelo Projeto Camisa 10, uma ação social que usa o esporte como ferramenta de educação e inclusão social. Implantado em 2010, o programa atende atualmente 90 crianças e adolescentes, que treinam semanalmente ao lado do Parque Metropolitano, em São José dos Pinhais.

A ideia surgiu através de um projeto acadêmico do professor de educação física Álvaro José Menegotto, hoje presidente da ONG Projeto Social Camisa 10. Com apoio de empresários da região, ele conseguiu tirar os planos do papel e vem conseguindo contribuir para melhorar as condições de vida da garotada da região.

“A proposta principal é desenvolver valores através de ações sociais pelo futebol. Nossa prioridade são jovens em situação de vulnerabilidade social, pois acreditamos que a melhor maneira para uma criança crescer e se desenvolver é a prática esportiva”, explica Álvaro, que já foi jogador profissional e defendeu o Tubarão (SC).

Bom em tudo

As crianças que participam do projeto são selecionadas nas escolas públicas da região. A grande maioria mora em São José dos Pinhais, mas também há meninos do Boqueirão e do Uberaba, bairros curitibanos da região. Para entrar no projeto, a garotada precisa ter boas notas e bom comportamento no colégio.

Renan é um dos meninos que foram treinar já no primeiro dia. “Em três anos, ele só faltou uma vez”, conta Álvaro. Dedicação que foi recompensada. “Fiz um teste no Colégio Milênio, que é particular, e eles me deram uma bolsa. Agora estou estudando lá e jogando no time do colégio. Meu sonho é ser jogador profissional”, diz Renan.

Assim como ele, outros garotos do projeto seguem o mesmo caminho. “Já mandamos meninos para os times de futsal da AABB, do Clube Curitibano e para as categorias de base do Paraná Clube”, conta Álvaro. “Mas nosso objetivo é maior do que revelar jogadores. Em 2010, tivemos sete alunos que repetiram de ano. No ano seguinte foram dois e depois apenas um. Este ano, o objetivo é nenhum. Essa é a nossa maior conquista”, ressalta o professor.

Celeiro de craques

O campo onde a garotada do Programa Camisa 10 treina uma vez por semana fica bem na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais. O local é o mesmo onde ficava o antigo Pavoc (Parque Aquático Vila Olímpica Cornelsen), que foi o centro de treinamentos do Atlético Paranaense nos anos 1980 e 1990.

“Nosso objetivo também era resgatar o Pavoc. É uma ótima estrutura, com dois campos oficiais e pista de atletismo, que não estava sendo usada. Aqui, tínhamos certeza que o projeto daria certo, pois essa região já foi um grande celeiro de craques”, comenta Álvaro, que treinou no local quando fez parte das categorias de base do Furacão.

Atualmente, a área faz parte da sede do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde. “Eles toparam nos ceder o espaço, se provássemos que era mesmo um projeto social. Encontramos o campo com mais de um metro de mato. Tivemos que cortar a grama, pintar as traves, arrumar tudo”, conta o professor.

O projeto conta ainda com o apoio das empresas Pratice Móveis, Taurinos Organic, Nutrimental, Sanepar e da lanchonete Subway de São José dos Pinhais.
Marco André Lima
Renan ganhou bolsa em escola particular e sonha ser jogador profissional. Atualmente 90 crianças e adolescentes treinam semanalmente.