Projeto Camisa 10

Projeto Camisa 10

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Universidade do futebol, Pedagogia do Esporte e sua relação com a Psicologia do Esporte*

Pedagogia do Esporte e sua relação com a Psicologia do Esporte*
Profissional da Educação Física deve compreender a função de um psicólogo esportivo para não invadir uma área de conhecimento que não seja a sua, e assim saber o limite entre as esferas
Tania Leandra Bandeira
As áreas de conhecimento da pedagogia do esporte e da Psicologia do esporte sempre foram trabalhadas juntas mesmo que o profissional de Educação Física não percebesse. Sempre que uma comissão técnica, um grupo interdisciplinar ou apenas um professor de Educação Física desenvolve um trabalho com um grupo de alunos os conhecimentos gerados estão imbuídos de uma ação pedagógica, porém nem sempre com responsabilidade, pois essa não pode negar o contexto e as responsabilidades sociais com tal grupo de alunos.
Nesse mesmo sentido os conhecimentos da Psicologia do esporte também estão sempre presentes em quase todas as atividades realizadas no dia a dia, o que dirá numa prática esportiva. No entanto, o que falta a alguns profissionais de Educação Física é ter consciência de quais são esses conhecimentos e como podemos organizá-los em nosso planejamento para obtermos o melhor de cada aluno. Isso não significa formar um atleta, mesmo que isso possa acontecer, mas ter um planejamento que se preocupe com o bem estar não só físico, mas também psíquico do seu aluno.
O profissional que se preocupa com isso e está sempre avaliando seu grupo e alterando seu planejamento quando necessário está a frente de muitos outros e, muito provavelmente, realizando um excelente trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário