Projeto Camisa 10

Projeto Camisa 10

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013




Cahuê Miranda
Marco André Lima
Álvaro: nosso objetivo é maior do que revelar jogadores. Confira no vídeo um pouco do projeto.
Estudar em uma escola particular é um luxo distante para a grande maioria das crianças que moram no bairro Cidade Jardim, em São José dos Pinhais. Para o garoto John Renan Cordeiro, 12 anos, essa chance foi conquistada através do futebol. O talento com a bola deu a ele uma bolsa de estudos e a oportunidade de um futuro melhor.

Renan é um dos 200 garotos e garotas que já passaram pelo Projeto Camisa 10, uma ação social que usa o esporte como ferramenta de educação e inclusão social. Implantado em 2010, o programa atende atualmente 90 crianças e adolescentes, que treinam semanalmente ao lado do Parque Metropolitano, em São José dos Pinhais.

A ideia surgiu através de um projeto acadêmico do professor de educação física Álvaro José Menegotto, hoje presidente da ONG Projeto Social Camisa 10. Com apoio de empresários da região, ele conseguiu tirar os planos do papel e vem conseguindo contribuir para melhorar as condições de vida da garotada da região.

“A proposta principal é desenvolver valores através de ações sociais pelo futebol. Nossa prioridade são jovens em situação de vulnerabilidade social, pois acreditamos que a melhor maneira para uma criança crescer e se desenvolver é a prática esportiva”, explica Álvaro, que já foi jogador profissional e defendeu o Tubarão (SC).

Bom em tudo

As crianças que participam do projeto são selecionadas nas escolas públicas da região. A grande maioria mora em São José dos Pinhais, mas também há meninos do Boqueirão e do Uberaba, bairros curitibanos da região. Para entrar no projeto, a garotada precisa ter boas notas e bom comportamento no colégio.

Renan é um dos meninos que foram treinar já no primeiro dia. “Em três anos, ele só faltou uma vez”, conta Álvaro. Dedicação que foi recompensada. “Fiz um teste no Colégio Milênio, que é particular, e eles me deram uma bolsa. Agora estou estudando lá e jogando no time do colégio. Meu sonho é ser jogador profissional”, diz Renan.

Assim como ele, outros garotos do projeto seguem o mesmo caminho. “Já mandamos meninos para os times de futsal da AABB, do Clube Curitibano e para as categorias de base do Paraná Clube”, conta Álvaro. “Mas nosso objetivo é maior do que revelar jogadores. Em 2010, tivemos sete alunos que repetiram de ano. No ano seguinte foram dois e depois apenas um. Este ano, o objetivo é nenhum. Essa é a nossa maior conquista”, ressalta o professor.

Celeiro de craques

O campo onde a garotada do Programa Camisa 10 treina uma vez por semana fica bem na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais. O local é o mesmo onde ficava o antigo Pavoc (Parque Aquático Vila Olímpica Cornelsen), que foi o centro de treinamentos do Atlético Paranaense nos anos 1980 e 1990.

“Nosso objetivo também era resgatar o Pavoc. É uma ótima estrutura, com dois campos oficiais e pista de atletismo, que não estava sendo usada. Aqui, tínhamos certeza que o projeto daria certo, pois essa região já foi um grande celeiro de craques”, comenta Álvaro, que treinou no local quando fez parte das categorias de base do Furacão.

Atualmente, a área faz parte da sede do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde. “Eles toparam nos ceder o espaço, se provássemos que era mesmo um projeto social. Encontramos o campo com mais de um metro de mato. Tivemos que cortar a grama, pintar as traves, arrumar tudo”, conta o professor.

O projeto conta ainda com o apoio das empresas Pratice Móveis, Taurinos Organic, Nutrimental, Sanepar e da lanchonete Subway de São José dos Pinhais.
Marco André Lima
Renan ganhou bolsa em escola particular e sonha ser jogador profissional. Atualmente 90 crianças e adolescentes treinam semanalmente.
 



 

Em um país de tantas diferenças, o futebol entra em campo para mostrar que quando a bola rola todos somos iguais

ONG Projeto social camisa 10    
    A ONG Projeto Social Camisa 10 foi criada em 2010 com a intenção de atender a necessidade esportiva/social de crianças e jovens em situação de risco da cidade de São José dos Pinhais e Curitiba, garantindo a promoção dos direitos das crianças e adolescentes.  
      A proposta principal do projeto é desenvolver valores através de ações sociais pelo esporte futebol, nossa prioridade são os jovens em situação de vulnerabilidade social da cidade, pois acreditamos que a melhor maneira para uma criança crescer e se desenvolver socialmente é a prática esportiva por isso trabalhamos na perspectiva de reestruturação social, utilizando o esporte futebol comomeio de fortalecimento familiar, educacional e comunitário.
       As ações da ONG Projeto Social camisa 10 geram oportunidades para ampliarmos o atendimento da demanda sócio esportiva do país, firmando novas parcerias com os mais diversos setores que engajados, visam contribuir efetivamente para o combate das mazelas de nossa sociedade agregando valores inestimáveis como: responsabilidade social, sustentabilidade, respeito, governança, cidadania e transmissão de valores através do futebol.
       Localizado em uma região estratégica na divisa entre as cidades de São José dos Pinhais e Curitiba, a ONG Projeto Social Camisa 10 tem como um de seus objetivos,resgatar o antigo “PAVOC” e explorar o potencial genético da região como Praça Esportiva e Centro de treinamento para formação de atletas de futebol. Este local foi durante os anos 80 e 90 um berço de grandes craques da nossa cidade e quando o Clube Atlético Paranaense deixou de utilizar oscampos para treinamentos, a área ficou abandonada por mais de 15 anos e hoje foi resgatada pelo trabalho do Projeto Social Camisa 10.
      Tendo hoje mais de 200 alunos registrados e 120 freqüentando os treinamentos atualmentea escola oferece um trabalho específico aos atletas que se destacam nas aulas. Eles podem ser indicados para disputar os campeonatos da Federação Paranaense de Futebol e Futsal, pois são indicados para os grandes clubes da cidade de Curitiba e do Brasil.
       O Público alvo do Projeto Social camisa 10 são as crianças e adolescentes da cidade de São José dos Pinhais, mas também atendemos crianças de Curitiba, principalmente dos Bairros Uberaba e Boqueirão (bairros vizinhos ao nosso local de treinamento).  
       Em dois anos de trabalho árduo, a ONG Projeto Social Camisa 10 conseguiu superar todas as suas metas, gerando oportunidades e criando um ambiente desportivo saudável. Com bons profissionais engajados em um propósito social, capacitamos crianças e adolescentes a ingressarem positivamente na sociedade, possibilitando que o esporte seja o ponto de partida para a consolidação de práticas como a cooperação, comunicação, respeito, resolução de conflitos, conexão com outras pessoas, liderança, trabalho em equipe aprendento também a administrar a competição.
     O projeto social camisa 10 é livre de matrículas e mensalidades, com professores formados em Educação Física e especializados em Futebol e Treinamento Desportivo, a ONG levou o futebol novamente às periferias da cidade de forma organizada e o programa de inserção social Educar pelo Esporte do Projeto Camisa 10 tem como objetivo oportunizar as crianças e adolescentes a prática de atividades esportivas, educacionais, culturais e manutenção da saúde, pautado nos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO.
     A ONG Camisa 10 promove um movimento pioneiro e inédito no Brasil que conecta jovens e comunidades sociais, tendo como objetivo integrar, motivar e fortalecer a comunidade.  

     Participe da ONG projeto Social Camisa 10 e ajude crianças e adolescentes a driblarem situações de risco. Todo o grande time precisa de uma torcida, faça parte você também do projeto camisa 10. Conheça mais sobre o nosso trabalho no blog http://ongcamisa10.blogspot.com

Professores responsáveis pelo projeto
Alvaro José Menegotto –
Presidente da ONG Camisa 10 e Treinador de Futebol Cref 6622 G– PR
Danilo Hultmann –
Preparador Físico Cref 016573-G/PR    
Paola Menegotto –
Professora de Educação Física Diretora do Projeto Camisa 10                    

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NUTRIMENTAL ALIMENTOS RENOVA A PARCERIA COM O PROJETO CAMISA 10 PARA A TEMPORADA 2013



Em reunião realizada nesta quinta-feira na sede da NUTRIMENTAL ALIMENTOS em São José dos Pinhais com o Sr. Gustavo Resende responsável pelo departamento de Marketing da empresa o Treinador de Futebol e Presidente da Ong Projeto Camisa 10  Alvaro Menegotto renovou o contrato de parceria firmado desde o ano de 2010 para o fornecimento de barras de cereal e barra de frutas aos atletas do projeto camisa 10 durante os treinamentos.
 
Esta' parceria busca priorizar projetos onde possamos divulgar a marca da empresa e apoiar iniciativas sustenta'veis que busquem estar viabilizando o fornecimento de produtos como as barra de cereal e/ou barra de frutas sem nenhum custo, afirma Gustavo Resende responsa'vel por renovar o contrato.
 
Desde sua fundação, em 1968, a Nutrimental mantém o compromisso de investir na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para o setor alimentício. Isso significa dominar os mais avançados processos de industrialização de alimentos, bem como tornar acessível, a um número cada vez maior de pessoas, produtos dentro dos mais altos padrões nacionais e internacionais de qualidade. Uma filosofia de crescimento responsável, baseada no propósito de oferecer ao mercado alimentos saudáveis, por meio de uma contínua valorização do ser humano. Graças a essa conduta, a Nutrimental conquistou um espaço de destaque nos mercados em que atua, ancorada na confiança de seus colaboradores, clientes e fornecedores.
 
O projeto Camisa 10 agredece a Nutrimental Alimentos e deseja muito sucesso a todos que trabalham por esta' parceria.