Projeto Camisa 10

Projeto Camisa 10

segunda-feira, 28 de março de 2011

Prêmio destaca esporte como agente social!

Prêmio destaca esporte como agente socialDistinção vai contemplar projetos universitários em SP e RJ que usem a prática esportiva para promover desenvolvimento humano e social
Prêmio Nike/Divulgação
da PrimaPagina
Professores e alunos de universidades dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro que contenham projetos de extensão que utilizem o esporte como promotor do desenvolvimento humano ou social têm até 2 de maio para inscrever suas iniciativas na 2ª edição do Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social.

A distinção é organizada em conjunto pela fabricante de material esportivo Nike, a Universidade Solidária (Unisol) e a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), entidade cuja criação foi apoiada pelo PNUD.

O prêmio foi criado para estimular a pesquisa e o desenvolvimento da inclusão econômica e social por meio da prática de esportes, explica o coordenador-executivo da REMS, Victor Barau.

"Queremos demonstrar que o esporte tem potencialidades ligadas aos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), pois promove a inclusão social e da mulher, além de reduzir os conflitos étnicos e de gênero", ressalta.

Os dois projetos vencedores receberão, cada um, R$ 25 mil, que poderão ser utilizados na execução de atividades contidas na proposta.A s iniciativas serão acompanhadas por seis meses, e os profissionais envolvidos receberão capacitação.

Barau diz aguardar o recebimento de inscrição de cerca de 60 projetos para análise e seleção. As iniciativas, que podem já ter sido implementadas ou ainda estar no papel, devem beneficiar diretamente jovens em situação de vulnerabilidade social.

"O esporte é a melhor forma de ensinar cooperação e trabalho em equipe. Muitos adolescentes beneficiados pelo trabalho social dos atletas acabam se inspirando neles e tendo ganho na qualidade de vida", complementa.

A primeira edição do evento, em 2010, teve cinco vencedores. Três deles apostaram em atividades relacionadas ao futebol como motor de inclusão de jovens carentes. Os outros dois investiram na produção de skates a partir de bambu (foto) e na educação tendo como base as pistas de atletismo.

Inscrição

Para se inscrever, é preciso, primeiro, preencher um formulário on-line. Em seguida, deve-se elaborar o projeto de acordo com o regulamento e o roteiro para elaboração das iniciativas, e enviá-lo para os e-mails esportepelamudancasocial@unisol.org.br ou unisol@unisol.org.br até 2 de maio.

Por fim, o participante deve imprimir o comprovante de inscrição, recolher as assinaturas necessárias com carimbo da IES – Reitor(a); Pró-Reitor(a) de Extensão; Professor(a) Coordenador(a), e enviar para o endereço citado na ficha on-line.

Leia mais Reportagens

Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário