Projeto Camisa 10

Projeto Camisa 10

terça-feira, 2 de julho de 2013

Football For Hope - FIFA


 
 
 
"20 Centros para 2010" e meio ambiente,

 
A campanha oficial da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, "20 Centros para 20", está construindo 20 centros Football for Hope com o objetivo de promover a saúde pública, a educação e a prática do futebol em comunidades carentes de toda a África.

Usando os elementos positivos do futebol, muitas organizações comunitárias conseguiram se aproximar dos jovens e enfrentar diversas dificuldades locais como a coleta de resíduos e a educação ambiental. Para fortalecer esse desenvolvimento, os centros Football for Hope estão sendo construídos com o objetivo de serem instalações nas quais essas organizações líderes possam se aproximar dos jovens e das comunidades locais.

Além disso, a Yingli Solar, patrocinadora da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA, está instalando painéis solares em cada um dos 20 centros não apenas para garantir o fornecimento de energia às instalações, mas também para elevar a conscientização sobre fontes energéticas alternativas em comunidades africanas.

 Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
 
 

 
A FIFA já começou a trabalhar com o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da FIFA 2014 para que haja uma integração adequada das questões ambientais à estrutura de gestão, à preparação e à execução do evento. Essa iniciativa não apenas fortalecerá o programa ambiental para 2014, como também ajudará os organizadores a acompanharem os diversos projetos que já começaram a ser implantados no país que sediou a primeira cúpula global sobre ecologia e desenvolvimento em 1992.

”My Game is Fair Play”


© Getty Image

O fair play é um elemento essencial do futebol. Ele representa os benefícios de cumprir as regras, ter bom senso e respeitar jogadores, árbitros, adversários e torcedores.

Para dar maior visibilidade ao jogo limpo, a FIFA criou um programa que transformou a noção genérica em um código de conduta simples e fácil de entender e que deve obrigatoriamente ser conhecido e respeitado por jogadores e torcedores.

O fair play deve fazer parte do futebol o ano todo. Mesmo assim, desde 1997 a FIFA dedica uma semana do seu calendário internacional a celebrá-lo e promovê-lo. Nesses dias de homenagem ao fair play, a FIFA solicita que as federações nacionais organizem atividades para realçar a importância da desportividade dentro e fora de campo.

O jogo limpo também é reconhecido e recompensado em todos os torneios da FIFA. O Grupo de Estudos Técnicos avalia o comportamento dentro e fora de campo de todos os participantes das competições da entidade, e um troféu é concedido à equipe com o melhor escore de desportividade.

O Prêmio FIFA Fair Play, entregue na cerimônia da Bola de Ouro FIFA, homenageia exemplos de jogo limpo e muito frequentemente vai para indivíduos ou grupos que não costumam aparecer nas manchetes.

Desde a sua criação, o movimento Football for Hope apoiou diversos programas no mundo todo e organizou uma série de eventos oficiais durante torneios da FIFA, reunindo líderes juvenis dos quatro cantos do planeta para o intercâmbio de experiências.

Ao longo do tempo, o Football for Hope financiou um número cada vez maior de projetos:

·         4 programas financiados em 2005

·         17 programas financiados em 2006

·         41 programas financiados em 2007

·         40 programas financiados em 2008

·         43 programas financiados em 2009

·         59 programas financiados em 2010

 

Essas iniciativas da FIFA, dos seus parceiros e das organizações que trabalham com jovens em diferentes comunidades foram reconhecidas nas seguintes premiações:

- Spirit of Sport 2011: o Football for Hope recebeu o prêmio da SportAccord em homenagem às conquistas de um programa que já beneficiou mais de 60 países e que continua se expandindo;

- Peace and Sport 2010: o Football for Hope foi laureado por se valer do apelo e dos valores centrais do futebol para contribuir com programas internacionais em áreas variadas como educação, saúde, promoção da paz e reconciliação;

- Global Sports Forum 2010: o Football for Hope também angariou reconhecimento pelo trabalho de promoção do futebol como ferramenta de desenvolvimento social e pelo apoio permanente, em números da época, a mais de cem projetos em mais de 50 países.


 
 
 
Apoio a programas

O Football for Hope apoia no mundo inteiro programas que combinam futebol e desenvolvimento social. O auxílio é dado por meio de financiamento e equipamentos, além de projetos de treinamento, capacitação e intercâmbio de conhecimento em assuntos como monitoramento, avaliação, desenvolvimento de currículo e comunicação.

A cada ano, o Football for Hope ajuda diversos programas novos que tratam especificamente de problemas sociais em comunidades locais. Desde a sua criação, o Football for Hope já apoiou mais de cem programas em mais de 50 países.

Critérios de qualificação

O Football for Hope apoia programas que:

·       sejam promovidos por entidades não governamentais oficialmente registradas;

·       sejam política e religiosamente independentes e sem fins lucrativos;

·       não façam nenhuma discriminação, seja ela social, étnica, racial, religiosa, de gênero ou de qualquer outro tipo;

·       usem o futebol para tratar de problemas sociais e promover o desenvolvimento social;

·       sejam permanentes e tenham como alvo crianças e jovens;

·       sejam financeiramente sustentáveis e tenham uma abordagem de longo prazo.

Sobre a responsabilidade social

Realizando a missão de "construir um futuro melhor", a FIFA busca liderar pelo exemplo e direcionar a força do futebol e a influência que possui sobre o esporte e sobre os seus parceiros para produzir mudanças positivas na sociedade e no meio ambiente. A estratégia para alcançar tais metas divide-se em cinco áreas centrais.

As pessoas

As federações afiliadas e os membros da nossa equipe são o nosso maior patrimônio. Oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos é uma responsabilidade básica e primordial para o sucesso da FIFA.

O esporte

O futebol é praticado ativamente por milhões de pessoas no mundo todo e acompanhado por bilhões de torcedores. Fazer com que o futebol seja um reflexo dos mais altos valores da sociedade é essencial para a FIFA. Através dos seus regulamentos e das medidas que toma dentro e fora de campo, a entidade combate as influências negativas que ameaçam o esporte e assegura o respeito aos seus valores fundamentais.

 

Os eventos

Os torneios organizados regularmente pela FIFA ao redor do globo estão no núcleo da missão de desenvolver o esporte e sensibilizar o mundo. As competições são essenciais para a estratégia de responsabilidade social corporativa da FIFA por proporcionarem excelentes plataformas para despertar a consciência do público, debater questões específicas e implementar projetos e campanhas.

A sociedade

O futebol se transformou em ferramenta fundamental de centenas de programas conduzidos por organizações não-governamentais e organismos comunitários no mundo inteiro. Tais programas proporcionam a crianças e jovens os instrumentos de que necessitam para realizarem mudanças positivas em suas vidas. Apoiando essas iniciativas, a FIFA disponiliza recursos e estimula federações, parceiros comerciais, agências de desenvolvimento e outros organismos a investirem dinheiro e conhecimento nas categorias de base.

O planeta

A FIFA encara a sua responsabilidade ambiental de forma muito séria. Problemas como o aquecimento global, a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade são preocupações da FIFA não apenas no que tange às suas Copas do Mundo, mas também à sua existência institucional. É por esta razão que a entidade vem se associando a parceiros e outros organismos para encontrar maneiras de enfrentar tais questões e reduzir os impactos ambientais negativos ligados às suas atividades.


Professor Alvaro Menegotto


Cref 6622-Pr

Cel. 9132 6640

Enviado via iPad

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário