Projeto Camisa 10

Projeto Camisa 10

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Marketing Esportivo.

 






luizamkt@e-net.com.br ou entre em contato pelo ICQ: 15111569

 
Muito se questiona sobre a crise na propaganda brasileira com o advento do Plano Real e a sua nova realidade de custos versos benefícios. Fala-se muito de marketing daqui, marketing dali, em marketing de atitude, marketing cultural e marketing esportivo. Bom, vamos escolher um tema: que tal o marketing esportivo? Primeiro iremos descrever os seus principais objetivos:

• Fortalecimento da marca
• Fortalecimento da imagem
• Retorno de mídia espontânea
• Fator de agregação à marca
• Conquista de mercado
• Excelente ferramenta de comunicação
HISTÓRICO
Utilizado em larga escala em todos os países do mundo, o marketing esportivo teve o seu início nos idos dos anos 30, quando foi associado o primeiro produto ao esporte. O produto era o cigarro e o esporte o turfe, mais precisamente o tradicional Grande Prêmio Ascot realizado na Inglaterra. O fabricante utilizou o nome do Grande Prêmio no seu produto final e ainda imprimiu na sua embalagem, a silhueta de um cavalo de corrida.
Já no Brasil, o primeiro patrocínio esportivo de que se tem notícia, foi através de um automóvel de corrida pilotado pelo Barão de Tefé, numa prova também realizada nos anos 30, na cidade do Rio de Janeiro. O patrocinador era a Cerveja Caracu.
Nos anos setenta o marketing esportivo encontra o seu grande apogeu através das transmissões esportivas. De um instrumento de comunicação com retorno pouco expressivo, o marketing esportivo explodiu e passou a oferecer um retorno incalculável, fantástico e excepcional. Com isto, o esporte passou a estar presente no dia a dia das pessoas no mundo todo, tornando grandes eventos em festas populares tais como as Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol e a Fórmula 1.
EXEMPLOS DE INVESTIMENTOS
Por isso, cada vez mais empresas e produtos associam suas marcas ao esporte, como é o caso dos Correios e da CBDA - Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Lembramos aqui uma excelente estratégia do Governo Federal. Para se ter uma idéia, os Correios investiram US$ 6 milhões na equipe de natação do Brasil. Para fazer um volume de mídia que conquistasse o mesmo nível de retorno espontâneo, seriam necessários investimentos por volta de US$ 34 milhões. Veja que façanha, multiplicar por 5 vezes e meia o seu volume de investimentos.
Outro fato notável do marketing esportivo é o seu poder de comercialização. Os cartões de afinidades do Banco Bradesco, utilizando a imagem dos clubes de futebol chegam perto das 300 mil unidades. Um número fantástico, já que estes números representam 10% do volume de cartões do referido banco em todo o Brasil.
Aqui um pequena amostra destes números:
• FLAMENGO
• 49.500 cartões
• CORINTHIANS
• 42.000 cartões
• SÃO PAULO
• 28.000 cartões
• PALMEIRAS
• 25.800 cartões
• VASCO
• 17.000 cartões
Muitos profissionais de marketing nos perguntam como calcular o verdadeiro retorno deste tipo de investimento. Chegar a um número aproximado é fácil, o difícil é chegar ao número exato diante do volume de clipagem eletrônica e impressa que não se consegue captar. Para se obter um número próximo ao volume de mídia, usaremos a seguinte base de cálculo:
PRIMEIRO
Veja o tamanho da foto ou da reportagem na mídia impressa
Transforme para cm/coluna e use o fator da mídia impressa
SEGUNDO
Veja quantos segundos de matéria foram captados
Divida por 30 e use o fator da mídia eletrônica
MÍDIA IMPRESSA
R$ 25,00 por cm/coluna
MÍDIA ELETRÔNICA - TV
R$ 715,00 para cada 30 segundos
Fácil de calcular. Então aproveite e calcule o retorno de sua empresa e apresente as vantagens do marketing esportivo nas suas próximas estratégias.
O PORQUE DO MARKETING ESPORTIVO
Porque que o marketing esportivo é tão envolvente e traz resultados fantásticos ?
Por que o marketing esportivo envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte poderá oferecer. São eles a adrenalina, a alegria, a conquista, a vibração e principalmente pela emoção que ele proporciona. Um misto de aventura e poder.
Por isso, algumas marcas e produto lançaram mão do marketing esportivo, associando o seu nome a um determinado esporte. Vejamos alguns exemplos:
• Banco Excel
• Futebol
• Corinthians/Vitória-BA
• Petrobras
• Futebol
• Seleção Brasileira Futsal/Flamengo
• Parmalat
• Futebol
• Palmeiras/Juventude
• Marlboro
• Automobilismo
• Equipes da Fórmula 1
• Banco do Brasil
• Vôlei
• Seleção Brasileira
• Correios
• Natação
• Equipe Brasileira
• Telebras
• Basquete
• Seleção Brasileira
• Ferrari
• Automobilismo
• Equipe de Fórmula 1
• Fiat
• Vôlei
• Equipe do Fiat Minas
• Kodak
• Diversos
• Jogos Olímpicos
• Credicard
• Diversos
• Copa do Mundo
• Camel
• Aventura
• Off-road
• Antártica
• Trasmissão
• Fórmula 1 na Rede Globo
ESTRATÉGIA DA PARMALAT
A Parmalat ensaiou a sua entrada no Brasil no fim da década de 80, com o patrocínio ao piloto brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet. Depois, ficou anos sem investimentos de grande vulto. Já no início do anos 90 resolveu entrar "de sola" no mercado brasileiro e utilizou o esporte como grande ferramenta de divulgação da sua marca. Começava então no Brasil, de forma muito profissional o clube empresa, com a Parmalat cuidando dos investimentos financeiros e a Sociedade Esportiva Palmeiras administrando o seu elenco de futebol. Na época foram investidos mais de US$ 25 milhões em jogadores, que mais tarde, diante da valorização pela conquista do Campeonato Paulista (já fazia duas décadas que o time não conquistava este título) e do Campeonato Brasileiro, tornou-se um negócio altamente rentável, tanto em negociações com jogadores como na conquista do mercado brasileiro.
Hoje a Parmalat é um fenômeno em vendas em várias linhas de produtos alimentícios, utilizando como estratégia a imagem de Ronaldinho e dos queridos "Mamíferos da Parmalat". Para se ter uma idéia, durante a Copa do Mundo de 98, os anúncios da Parmalat foram os mais lembrados nos meses de junho e julho em São Paulo.
ESTRATÉGIA DAS FÁBRICAS DE CIGARRO
Muitas companhias de cigarros pelo mundo afora forjaram a sua imagem nos ombros do esporte. O caso mais relevante é do cigarro Marlboro, que utiliza a Fórmula 1 e a Fórmula Indy, eventos de grande envolvimento mundial. A Marlboro não só patrocina os eventos, como também, patrocina pilotos e equipes destas fórmulas.
Nestes casos, muitas vezes serve para driblar normas de países que proíbem a propaganda de cigarros e bebidas, tais como, Inglaterra, França e Alemanha.
Ainda neste segmento do mercado internacional vale também lembrar das marcas de cigarros Camel, patrocinadora da Lotus e da Gitanes, patrocinadora oficial da equipe Tyrrel.
No Brasil, a Souza Cruz conquistou grandes espaços na mídia através do HOLLYWOOD MOTOCROSS no início da década de oitenta, inclusive importando pilotos como o campeão norte-americano Rodney Smith, mesmo tendo Moronguinho, Nivanor di Bernardi, Paraibinha e Paraguaio, as grandes sensações brasileiras. Mais tarde, a Souza Cruz deu seqüência ao trabalho de base neste esporte e começou a fortalecer também o supercross.
QUANTO SE INVESTE NO ESPORTE
Não se tem números exatos dos investimentos mundiais. Existe apenas uma escala de atletas mais bem pagos por esporte, são eles:
1º Golf
2º Basquete
3º Tênis
4º Fórmula 1
5º Futebol
FÓRMULA 1
Aqui Vamos tomar o exemplo da Fórmula 1 e seus custos:
• 01 Pneu
• US$ 175
• 01 Litro de Gasolina
• US$ 15
• A Good Year investe em pneu - por ano
• US$ 4.2 milhões
• Orçamento de uma equipe pequena - por ano
• US$ 17 milhões
• Orçamento de uma equipe grande - por ano
• US$ 100 milhões
• Salário de Schumacher na Ferrari - por ano
• US$ 55 milhões
• Orçamento da FOCA (organizadora) - por ano
• US$ 600 milhões
Para se ter noção de quanto vale uma carro na Fórmula 1 é só ver o acidente na largada do último Grande Prêmio da Hungria (setembro/98), na qual se envolveram 16 pilotos. Resultado final do prejuízo para as equipes foi a bagatela de US$ 6 milhões.
COPA DO MUNDO
As cotas para a transmissão da Copa do Mundo na Rede Globo foram comercializadas por:
• Banco Itaú
• R$ 45 milhões
• Cerveja Kaiser
• R$ 36,5 milhões
• Guaraná Brahma
• R$ 36,5 milhões
• Volkswagen
• R$ 36,5 milhões
• Grendene
• R$ 36,5 milhões
• Parmalat (top 5 seg)
• R$ 9,5 milhões
COMO INVESTIR NO MARKETING ESPORTIVO
Na verdade o marketing esportivo contempla a velha máxima: Para se vender bem é preciso comprar bem. Com isso alguns detalhes são importantes:
Escolha um esporte ou atleta em evidência ou em franca ascensão;
Faça um bom planejamento após esta escolha;
Elabore promoções paralelas (tarde autógrafos, brindes, etc...)
Coloque a sua marca de maneira bem visível;
Crie brindes que identifiquem a marca e os produtos;
Aproveite espaços alternativos p/ merchandsing (placas e painéis);
Assessoria de Impresa e sala especial para coletivas com jornalistas;
Aprenda a criar fatos sobre o que se está patrocinando;
Associe alguns produtos ao esporte;
Lembre-se de clipar o maior número de matérias possíveis.
Quando o marketing esportivo é bem aplicado, ele conquista um retorno fantástico e uma associação de imagem muito grande com o esporte e por um longo período.
DADOS E CURIOSIDADES
O time de futebol do Internacional de Porto Alegre com a conquista do Gauchão 97, aumentou o número de associados com as mensalidades em dia. De 4 mil passou para 6 mil, e de quebra, aumentou o volume de vendas dos seus produtos e camisetas em 30%.
A Coca-cola queria conquistar o mercado do Rio Grande do Sul, tentando derrubar a liderança da Pepsi. Resolveu então patrocinar o Futebol Grêmio Porto Alegrense. Um detalhe: foi a primeira vez no mundo que a Coca-cola saiu da sua tradicional cor vermelha com seu nome impresso nas camisetas em preto.
As provas de Rallye serviram para demonstrar a durabilidade dos automóveis de série no mundo. O Rallye Paris-Dakar e o Rallye de Montecarlo foram grandes instrumentos de divulgação destes produtos.
A Volkswagen utiliza o nome de atividades esportivas numa determinada linha de produtos. Exemplos: Gol, Golf e Polo.
O patrocínio da Coca-cola com a Seleção Brasileira de Futebol é de US$ 5 milhões por ano, para ter o seu nome inscrito nos uniformes de treinos. Já a NIKE paga US$ 40 milhões por ano com seu nome no uniforme principal.
O refrigerante Seven-up ocupava a terceira colocação no segmento limão na cidade do Rio de Janeiro. Após o patrocínio com o Botafogo, passou a ocupar a primeira colocação.
O jogador Túlio do Botafogo sempre jogou com a camisa 7. Quando foi contratado ao Corinthians passou a usar a camisa 12. É que o patrocinador, o Banco Excel, estava dando 12 dias sem juros no seu cheque especial. Nada melhor do que associar o seu maior ídolo na época para divulgar o seu produto.
Você sabe quanto custa uma camisa oficial do Flamengo? - R$ 53,86.
A atual logomarca da NIKE foi criada no início dos anos setenta por uma estudante da Universidade de Portland, que cobrou US$ 35.00 pelo serviço. Hoje a marca NIKE está avaliada em US$ 8 bilhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário